Pular para o conteúdo principal

Senhora - José de Alencar... Um romance além de sua época...

Talvez você não tenha entendido o que eu quis dizer com o título, porém, após ler tudo que tenho a dizer sobre a obra, provavelmente terminará por compreender as minhas palavras, e quem sabe até dispor da mesma opinião...

José de Alencar é um romancista de talento inegável e inteligência admirável. Suas obras são escritas de formas a envolver os leitores, com enredos que abordam temas um tanto polêmicos, porém condizentes com a época. Apesar de descrever bem o ambiente inspirador de seus livros, engana-se quem pensa que ele concordava com a realidade a qual estava inserido, e com isso transformava suas obras numa fonte recheada de críticas, e com desfechos que irão brincar com as nossas capacidades de dedução.. 

"Senhora" está dentre as minhas obras favoritas na nossa Literatura brasileira, e quem me conhece bem sabe da minha paixão pela Literatura e indignação pela forma como a mesma é trabalhada na sala de aula de muitas escolas, que foge da proposta de inserção dos alunos no mundo da leitura, e assim impossibilita os mesmos de vivenciar momentos incríveis como um contato com Aurélia Camargo,  que garanto ser inesquecível...


Fonte da imagem: http://martinclaret.com.br/livro/senhora/

"Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela. Desde o momento de sua ascensão ninguém lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha dos salões."

É assim que inicia a obra, José de Alencar compara nossa protagonista a uma estrela, e não é pra menos, Aurélia possui um brilho que encanta todos que a conhecem. Cortejada por grande parte dos homens poderosos da época, ela definitivamente era a jovem mais cobiçada de todos os salões por onde passava. Muitos admiradores faziam questão de encontrá-la a fim de conquistar a jovem órfã de pai, que estava no auge dos seus 19 anos, e tinha lindos cabelos castanhos e olhos grandes e rasgados, mas ela não tinha interesse em casar com nenhum deles, pois apesar de tudo ainda acreditava no amor, e pensava que casando por interesse, estaria se equiparando a uma mercadoria.

Fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=ffGdzWELCIw

Neste romance urbano, Aurélia "inicialmente" é uma jovem de origem bem humilde, mas  sonhadora e cheia de princípios, filha de uma costureira chamada Emília, ela possui um tutor, seu tio Lemos. Ainda em seu período de escassez financeira, ela conhece um jovem, Fernando Seixas, por quem se apaixona e vive um breve romance. 

Fernando também tem uma origem humilde, apesar disso, teve uma boa educação e possui um bom gosto para vestir-se, ele está interessado em Aurélia, porém, ao imaginar-se casado com ela, pensa nas dificuldades que enfrentariam juntos, a falta de dinheiro, e como aquele período era altamente capitalista, ele optou por noivar-se de Adelaide, jovem de família nobre, no entanto,  a mesma não gostava dele, casaria para fazer os gostos do seu pai, quando na verdade sua grande paixão era o Dr. Torquato, homem pobre, sem um sobrenome importante.

Fernando faz uma viagem, e nesse meio tempo, Aurélia recebe uma herança de seu falecido avô, com isso torna-se rica, e mesmo sendo alguém romântica e sonhadora, não tem motivação e nem vontade de lutar para conquistar o homem que ama, e ao invés disso, acaba "tornando-se" inescrupulosa  e bola um plano para ter Fernando de forma mais prática, no entanto ela não visa ser feliz com ele, mas sim humilhá-lo por todo o sofrimento que causara ao abandoná-la pelo fato de ser pobre. 

Com a ajuda de seu tio, ela utiliza parte de seu dinheiro para tornar Dr. Torquato rico, com isso ele poderia casar com Adelaide e Fernando teria seu caminho livre, além disso Aurélia pede para que seu tutor dê um dote alto para Fernando, o que era costume na época, porém ele não deveria saber quem era sua noiva até o dia do casamento.

Quando o grande dia chegou, Fernando ficou muito feliz ao perceber que sua noiva era alguém que ele havia amado no passado, e pensou ser a pessoa mais feliz do mundo, porém na noite de núpcias, descobriu que ela não estava disposta a amá-lo, mas apenas vingou-se comprando-o, e agora passaria a humilhá-lo por todos os dias de sua vida.

Os dois demonstravam ser um casal perfeito perante a sociedade, no entanto dormiam em quartos separados, e Fernando se sentia muito mal sempre que lembrava que não passava de um brinquedo nas mãos de Aurélia, negando-se a aceitar qualquer coisa que viesse dela, e com isso passou a ter mais responsabilidades, trabalhando dia após dia, a fim de conseguir juntar dinheiro para poder comprar sua liberdade.

Em certo ponto da obra, eles estão em um baile, e para demonstrar que vivem felizes juntos, resolvem dançar uma valsa, no clímax desse momento Aurélia desmaia, e é cuidada por Fernando, com isso ambos percebem que ainda estão apaixonados, por mais que nenhum deles queira admitir.

Apesar de já admirar sua esposa, e agora ter mais certeza do que sente, de que seu amor continua vivo, Fernando tem certeza que para Aurélia aquele sentimento já morreu no momento em que ele a abandonou, e por isso continua trabalhando até conseguir os cem contos de réis e devolvê-los a sua amada compradora, deixando assim o caminho dos dois livres, mas o que ele não contava era que não seria tão fácil assim se livrar de Aurélia Camargo...

A obra mostra um romance muito intenso, com questões sociais que envolvem dinheiro, ambição, moral, amor, ilusão, arrependimento e vingança, além disso traz final surpreendente que eu não contarei, pois quero que você leia, que conquista inúmeros leitores fazendo sucesso até hoje, consagrando-a como uma obra prima atemporal.

PS: "Senhora" fez tanto sucesso que sua narrativa inspirou algumas novelas de grande sucesso...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma leitura realmente extraordinária...

Hoje eu decidi falar um pouco sobre o livro "Extraordinário" de R. J. Palacio. Fonte da imagem: http://www.extraordinariolivro.com.br/ A narrativa nos apresenta a Auggie Pullman, um garotinho de 10 anos com uma deformação grave na face. Só com essa descrição já dá pra imaginar o que nos espera na leitura. Desde cedo, Auggie tem que aprender a lidar com o preconceito de crianças e adultos que não conseguem disfarçar a repulsa ao verem uma criança com uma aparência tão diferente. O jovem nasceu praticamente sem orelhas, seus olhos ficam localizados bem abaixo do normal, e o rosto lembra alguém que sofreu graves queimaduras. Uma aparência física propícia para o bullying, e é essa vertente que a primeira parte do livro aborda. Fonte da imagem: http://cosmonerd.com.br/cinema/noticias/extraordinario-filme-esta-disponivel-no-telecine-on-demand/ A mãe de Auggie decide que está no momento dele começar a frequentar a escola, já que até ali ela era sua professor

Tem como aprender a gostar da Literatura Brasileira? Leia "O Cortiço" e descubra...

Não é a toa que resolvi estudar e consequentemente me formar no curso de Letras - Português / Literatura. Como mencionei antes, sempre fui fã de leitura e escrita, mas confesso que nem sempre gostei da Literatura Brasileira, tinha preguiça só de pensar em ler alguma obra da nossa cultura, porém, depois que descobri a nossa riqueza literária "a moeda mudou de lado", e hoje sou fascinado pela escrita de muitos autores das nossas terras, Aluísio de Azevedo com certeza é um deles. Fonte da imagem: https://aprovadonovestibular.com/resumo-de-o-cortico.html Trata-se de um romance naturalista que mostra a vida e costume de vários personagens que vivem em um cortiço, com isso a história de cada um vai se entrelaçando nas demais e formando uma narrativa cheia de tramas, humor e muita crítica disfarçada. A obra em si mostra uma crítica ao capitalismo e a exploração do homem pelo próprio homem, porém, para quem não é muito ligado as questões centrais da maioria das obras, com

5 Dicas para se tornar um bom leitor...

Primeiramente precisamos analisar a seguinte pergunta: "O que é um bom leitor?" Devem haver milhares de respostas com bases científicas para isso, porém hoje definirei com base na minha humilde  opinião. Para mim, ser um bom leitor é se sentir feliz ao terminar uma leitura, é ter desejo e ânsia pelos livros, é sorrir ou chorar após a conclusão de uma obra que foi escrita com tanto empenho e emoções por alguém que de alguma forma quer tocar o coração e os sentimentos de quem está lendo. Um bom leitor é aquele que sabe que a leitura não é apenas uma obrigação, mas sim uma forma prática de adquirir conhecimentos, de conhecer o mundo e inúmeros amigos e também inimigos , sem precisar sair de casa, é adentrar num mundo novo e desconhecido, com a certeza de que sairemos dele nos sentindo outra pessoa. Fonte da imagem: https://artrianon.com/2017/09/21/leituras-leituras-e-leituras/ Agora vamos às dicas: 1ª Veja a leitura como algo prazeroso: A leitura, deveri