Pular para o conteúdo principal

5 Dicas para se tornar um bom leitor...

Primeiramente precisamos analisar a seguinte pergunta: "O que é um bom leitor?"

Devem haver milhares de respostas com bases científicas para isso, porém hoje definirei com base na minha humilde opinião. Para mim, ser um bom leitor é se sentir feliz ao terminar uma leitura, é ter desejo e ânsia pelos livros, é sorrir ou chorar após a conclusão de uma obra que foi escrita com tanto empenho e emoções por alguém que de alguma forma quer tocar o coração e os sentimentos de quem está lendo. Um bom leitor é aquele que sabe que a leitura não é apenas uma obrigação, mas sim uma forma prática de adquirir conhecimentos, de conhecer o mundo e inúmeros amigos e também inimigos, sem precisar sair de casa, é adentrar num mundo novo e desconhecido, com a certeza de que sairemos dele nos sentindo outra pessoa.

Fonte da imagem: https://artrianon.com/2017/09/21/leituras-leituras-e-leituras/


Agora vamos às dicas:

1ª Veja a leitura como algo prazeroso:

A leitura, deveria mesmo ser uma obrigação, mas não precisamos enxergar dessa maneira. Assim como curtimos filmes, viagens, conversas, jogos, dentre muitas outras coisas, podemos também buscar prazer nos livros. Acredite, uma boa obra pode nos proporcionar muitos momentos de descontração, e com o bônus de que adquirimos muitos conhecimentos, nos tornamos íntimos de personagens, adentramos suas vidas, nos tornamos amigos dos autores e ainda poderemos trabalhar nossa inteligência. Sendo assim, não espere a professora da faculdade impor algum livro. Deixa a preguiça de lado e comece a ler agora mesmo.

2ª Saiba escolher as obras que irá ler:

Como eu já cheguei a mencionar acima, você não deve esperar um professor ou quem quer que seja impor um livro a ser lido. Poderá sempre buscar sugestões, óbvio, mas a vontade de ler tem que partir de você. Sendo assim, escolha gêneros que te agradem. No mundo da leitura podemos encontrar: romances, comédias, ação, fantasia, terror, até romances eróticos para os mais safados, dentre uma infinidade de obras. Com certeza você irá encontrar alguma do seu interesse.

Fonte da imagem: http://www.imagensanimadas.com/img-leitura-imagem-animada-0449-150224.htm

3ª Torne a leitura um hábito:

Desafie a si mesmo e trace algumas metas. Mas como eu posso fazer isso se mal consigo ler uma página completa?
É simples. Da mesma forma que você encontra forças e motivação para enfrentar os problemas do cotidiano, busque se esforçar para alcançar o sucesso nas leituras. Trace um número de páginas a serem lidas diariamente, garanto que com o tempo, e com o despertar desse hábito você irá superar cada vez mais esses números, e quem sabe chegar ao ponto de ler um livro em um único dia. Sim, isso é possível. Mas também não se afobe! Lembre-se que o prazer deve estar ao lado da quantidade a ser lida.

Fonte da imagem: http://www.imagensanimadas.com/img-leitura-imagem-animada-0449-150224.htm

4ª Leia para o seu filho, sobrinho, irmão, ou seja lá quem estiver disposto a te ouvir:

Com essa dica, você irá não somente aumentar a frequência das suas leituras, como também estimular as crianças a esse hábito. 
- Mas eu odeio os livros infantis, o que faço nesse caso?
Lembre-se que as crianças gostam, e normalmente essa leitura é rápida, se o livro em si não te atrair, o prazer da criança que está ouvindo irá. Sendo assim, você terá motivação para buscar os gêneros que sejam mais agradáveis as suas pretensões.

Fonte da imagem: http://poetaelmar.blogspot.com.br/2017/07/a-leitura-constroi-inteligencias-magicas.html

5ª Tenha conhecimento sobre as vantagens que a leitura irá trazer para sua vida:

Aqui eu poderia listar uma infinidade de coisas, mas pra não estender muito, saiba que o livro irá melhorar seu raciocínio, vocabulário, inteligência, abrirá sua mente, lhe despertará emoções e sensações que você sequer poderia imaginar, dentre muitas, mas muitas mesmo  vantagens. A leitura tornará seu discurso mais firme, você sentirá mais facilidade ao escrever trabalhos, diminuirá sua preguiça quando tiver que ler algo sugerido pelo professor ou outros, e ainda te dará argumentos para vencer aquela briguinha que te deixará por cima apenas por ser alguém intelectual. Mas não faça isso, pois brigar é feio.

Agora que você já tem um pouco de incentivo, comece a escolher os livros e inicie hoje mesmo suas leituras, depois volte aqui e me diga se te ajudei de alguma forma. 😉

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma leitura realmente extraordinária...

Hoje eu decidi falar um pouco sobre o livro "Extraordinário" de R. J. Palacio. Fonte da imagem: http://www.extraordinariolivro.com.br/ A narrativa nos apresenta a Auggie Pullman, um garotinho de 10 anos com uma deformação grave na face. Só com essa descrição já dá pra imaginar o que nos espera na leitura. Desde cedo, Auggie tem que aprender a lidar com o preconceito de crianças e adultos que não conseguem disfarçar a repulsa ao verem uma criança com uma aparência tão diferente. O jovem nasceu praticamente sem orelhas, seus olhos ficam localizados bem abaixo do normal, e o rosto lembra alguém que sofreu graves queimaduras. Uma aparência física propícia para o bullying, e é essa vertente que a primeira parte do livro aborda. Fonte da imagem: http://cosmonerd.com.br/cinema/noticias/extraordinario-filme-esta-disponivel-no-telecine-on-demand/ A mãe de Auggie decide que está no momento dele começar a frequentar a escola, já que até ali ela era sua professor

Tem como aprender a gostar da Literatura Brasileira? Leia "O Cortiço" e descubra...

Não é a toa que resolvi estudar e consequentemente me formar no curso de Letras - Português / Literatura. Como mencionei antes, sempre fui fã de leitura e escrita, mas confesso que nem sempre gostei da Literatura Brasileira, tinha preguiça só de pensar em ler alguma obra da nossa cultura, porém, depois que descobri a nossa riqueza literária "a moeda mudou de lado", e hoje sou fascinado pela escrita de muitos autores das nossas terras, Aluísio de Azevedo com certeza é um deles. Fonte da imagem: https://aprovadonovestibular.com/resumo-de-o-cortico.html Trata-se de um romance naturalista que mostra a vida e costume de vários personagens que vivem em um cortiço, com isso a história de cada um vai se entrelaçando nas demais e formando uma narrativa cheia de tramas, humor e muita crítica disfarçada. A obra em si mostra uma crítica ao capitalismo e a exploração do homem pelo próprio homem, porém, para quem não é muito ligado as questões centrais da maioria das obras, com